Em comício, Bolsonaro pede votos para Roma e Raíssa

Presidente criticou Rui Costa e ACM Neto pelas medidas sanitárias adotadas nos primeiros meses da pandemia

Publicado terça-feira, 27 de setembro de 2022 às 17:27 h | Autor: Da Redação
O presidente Jair Bolsonaro, a candidata ao senado Raíssa Soares e o candidato ao Governo da Bahia João Roma durante comício em Juazeiro
O presidente Jair Bolsonaro, a candidata ao senado Raíssa Soares e o candidato ao Governo da Bahia João Roma durante comício em Juazeiro -

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em comício realizado em Juazeiro nesta terça-feira, 27, pediu aos baianos que votem em João Roma (PL) para governador e em Raíssa Soares (PL) para o Senado nas eleições do próximo dia 2 de outubro. "Aqui à minha direita, um homem que foi um dos melhores ministros que nós tivemos em Brasília, o grande responsável pelo Auxílio Brasil de R$ 600. Para governar a Bahia, o nosso João Roma", discursou Bolsonaro, diante dos apoiadores que o ouvia em Juazeiro.

Ele também destacou o papel de Raíssa Soares, candidata ao Senado: "uma mulher de garra, uma mulher de brio, Raíssa Soares para o Senado Federal". O presidente exortou os eleitores baianos a terem um compromisso, "elegendo pessoas honestas e que, acima de tudo, devem lealdade ao seu povo. Amigos da Bahia e do meu Nordeste, é uma satisfação muito grande estar nesse estado". A candidata a vice, Leonídia Umbelina (PMB), que compõe a chapa com Roma e Raíssa, também acompanhou Bolsonaro em Petrolina e Juazeiro.

João Roma, que discursou antes de Bolsonaro, disse: "Eu estou emocionado assim como cada um de vocês aqui também está emocionado por estar ao lado do nosso presidente Bolsonaro. Esse mesmo presidente que é atacado a todo instante, mas tem tratado a Bahia com respeito e o povo baiano com carinho".

Na ocasião, Roma lembrou que a "ponte picolé" [Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra] era motivo de vergonha para os juazeirenses, mas que, na semana anterior, o governo federal lançou o edital para contratação da empresa que realizará a travessia urbana de Juazeiro e duplicação, no lado baiano, da ponte que liga a cidade baiana a Petrolina.

Ao comentar sobre o Auxílio Brasil, após Bolsonaro atestar que o ex-ministro da Cidadania é o grande responsável pela triplicação do valor do benefício, Roma disse saber que "esse mínimo de R$ 600 faz toda a diferença para o mais necessitado colocar comida dentro de casa. É esse novo Brasil que nós estamos vivendo, nós estamos vivendo hoje a realização de um Brasil com uma grande nação".

Bolsonaro ainda destacou que "se assim for a vontade de Deus e também o interesse de vocês, nós continuaremos no governo, trazendo tranquilidade e ordem para todos vocês no Brasil". Após essa fala do presidente, os presentes gritaram: "primeiro turno, primeiro turno, primeiro turno", destacando que as eleições presidenciais serão definidas, com a reeleição de Jair Bolsonaro no próximo domingo (2). "O que eu tenho a oferecer para vocês é exatamente o contrário que o ladrão fez ao longo de 14 anos", disse Bolsonaro, numa referência a Lula.

Bolsonaro também criticou a condução das políticas de governo adotadas durante a pandemia pelo governo Rui Costa, do PT, e pelo ex-prefeito ACM Neto, do União Brasil. "Governadores e prefeitos, não todos, obrigaram a vocês a ficar em casa. Esses que te obrigaram a ficar em casa, agora vocês têm que deixá-los ficar em casa, não votando neles. É o Governador aqui, o prefeito de Salvador que, na base do decreto, obrigaram o povo ficar em casa, ignorando as suas necessidades", denunciou Bolsonaro.

Já Roma apontou que o governador Rui Costa não aliviou na cobrança de impostos nem durante a pandemia. "Precisamos mudar essa prática atrasada que está dominando o estado da Bahia, pois entra um grupo e sai outro, mas a Bahia está ficando para trás. Nós queremos colocar a Bahia de mãos dadas com o Brasil, para que a Bahia aproveite esse momento glorioso que o Brasil está vivendo", declarou o candidato a governador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Publicações relacionadas