Marinho relata a dificuldade de ascensão profissional dos negros

Deputado federal destacou a dificuldade de inserção da população negra no mercado de trabalho

Publicado sexta-feira, 13 de maio de 2022 às 16:27 h | Atualizado em 13/05/2022, 16:27 | Autor: Da Redação
Deputado Bispo Marinho em discurso na Câmara Federal
Deputado Bispo Marinho em discurso na Câmara Federal -

Em alusão ao 13 de maio, data em que se exalta o Dia da Abolição da Escravatura, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) teve a iniciativa de ressaltar a dificuldade de inserção da população negra no mercado de trabalho e o seu baixo índice em cargos de lideranças, durante discurso protolocado esta semana na Câmara Federal.

Em alusão a Abolição da Escravatura no Brasil, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) destacou a dificuldade de inserção da população negra no mercado de trabalho e o seu baixo índice em cargos de lideranças, durante discurso protolocado na Câmara Federal, nesta sexta-feira (13).

Segundo o parlamentar, presenciamos um processo árduo e demorado de ascensão profissional da população negra, em virtude da falta de oportunidades e políticas públicas que atuem efetivamente para promover essa mudança.

“Quantos aqui conhecem negros ocupando funções como professores de nível superior, juízes, médicos e tantas outras profissões onde a figura do negro não seja apenas uma exceção? Infelizmente, essa é uma realidade triste e que só ratifica a necessidade de políticas públicas que possibilitem mudanças drásticas na raiz, chamada educação, até a todas as esferas de nossa sociedade ”, relata o deputado.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 3% de mulheres e homens negros alcançam cargos de diretoria ou gerência no Brasil. 

“Analisando o mercado de trabalho, vemos de forma latente as lacunas existentes e a baixa representação do nosso povo, apesar de constituirmos 55,8% da população. O que efetivamente combate ao racismo é termos negros inseridos em todas as esferas de nossa sociedade”, afirmou o parlamentar.

Publicações relacionadas