Bruno Reis promete entregas para saúde e educação em 2023 | A TARDE
Atarde > política > Bahia

Bruno Reis promete entregas para saúde e educação em 2023

Prefeito falou sobre criação de escolas bilíngues, construção de materninadade e de hospital veterinário

Publicado quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023 às 11:45 h | Atualizado em 02/02/2023, 12:05 | Autor: Da Redação
Prefeito de Salvador discursou na abertura do ano letivo da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira
Prefeito de Salvador discursou na abertura do ano letivo da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira -

Na abertura do ano do Legislativo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) apresentou iniciativas da sua gestão que devem ser entregues neste ano. Entre as iniciativas citadas para 2023 estão o início das obras da primeira maternidade municipal, a implantação da Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, para crianças com Transtorno do Espectro Autista. O prefeito também elencou ações para corrigir a defasagem no aprendizado e o aumento da evasão escolar provocados pela pandemia.

“Entramos em 2023 ainda mais confiantes. Será um ano de muitas novidades nessa cidade que, afinal, volta a ser o que é. Alegre e vibrante. Encantando moradores e turistas depois de dois anos retraída pela pandemia. Voltamos a ter a melhor Festa da Virada do Brasil. Daqui a pouco vamos ter de volta o melhor Carnaval do mundo. E ao longo do ano, o retorno das nossas festas populares e festivais, retomando tudo o que há de melhor em Salvador”, disse Bruno Reis.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou a parceria com o Legislativo soteropolitano na busca por uma cidade cada vez melhor. “Não vejo aqui apenas o cumprimento de uma liturgia. Vejo, acima de tudo, um encontro de pessoas unidas pela vontade de desenhar o melhor futuro para nossa capital”, afirmou.

Saúde 

Bruno Reis assumiu o compromisso de entregar o Primeiro Hospital Municipal Veterinário de Salvador, que já está com obras avançadas. Ao falar sobre a maternidade municipal, o chefe do Executivo destacou a importância da iniciativa para a ampliação da assistência às gestantes, área em que a Prefeitura já atua através do Programa Mãe Salvador, que estimula a gestante a realizar todo o ciclo dos exames pré-natal, oferecendo inclusive as passagens de ônibus e o enxoval do bebê.

Entre os feitos já alcançados na saúde, o prefeito lembrou a ampliação da cobertura da Atenção Básica (de 18% para mais de 60%). "A saúde de Salvador também era a última do país em cobertura, equipe e estrutura física. Transformamos tudo isso. Mais que triplicamos a cobertura da Atenção Básica e também criamos um dos melhores sistemas de vacinação do país", pontuou.

Ainda na saúde, o gestor destacou para este ano a entrega da Escola de Saúde Pública, para reciclar e qualificar os profissionais da rede, e do Pronto Atendimento (PA) de Ilha de Maré, que possibilitará às ilhas terem, pela primeira vez, atendimento médico 24hs. Ainda em 2023, será executado o Serviço Saúde Itinerante, com duas unidades móveis com equipes multiprofissionais para a realização de 14 mil procedimentos mensais, entre consultas, ultrassonografias, ecocardiograma, mamografia e eletrocardiograma.

Educação 

Na área da educação, Bruno Reis afirmou que a Prefeitura implantará a Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, uma unidade especializada em atender crianças com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo da Prefeitura de Salvador é o ano de 2023 será definitivo para mitigar os efeitos da pandemia na educação, como a defasagem e o aumento da evasão escolar.

A Escola TEA visa ampliar as ações de ensino inclusivo da capital baiana e o projeto da Escola Infantil Bilíngue visa ofertar aos alunos da rede municipal o contato com línguas estrangeiras ainda na primeira infância, facilitando o aprendizado. “Tanto na creche como na pré-escola, nossas crianças vão passar a aprender em espanhol e em inglês, tendo assim a chance de ganhar aquela fluência natural num idioma estrangeiro que só a primeira infância permite”, disse.

Bruno Reis destacou a implantação de um inédito programa de Educação Digital em Salvador, com a entrega de 106 mil tablets com chip de conexão à internet para cada estudante do 1º ao 9º ano da rede municipal e a entrega de 8 mil chromebooks com chips para professores. Além disso, a distribuição de kits multimídia, assegurando um ambiente virtual de aprendizagem dentro e fora da escola.

Infraestrutura 

Ao tratar de obras de infraestrutura urbana e habitacional, o gestor municipal anunciou o aumento do valor do Morar Melhor para R$ 11 mil por residência e a inscrição de mais 10 mil famílias no programa. Desde 2021, já foram mais de 7 mil casas reformadas. 

Uma das promessas de campanha do prefeito, o Ginásio de Esportes Olímpicos também começará a ser construído este ano, para suprir a lacuna deixada pela demolição do Balbininho.

Bruno citou outras obras que serão inauguradas este ano, como a Ligação Pau da Lima-Gal Costa, o Pontilhão Marcos Freire e novos viadutos. O prefeito citou ainda o Mané Dendê, contemplando 5 bairros do Subúrbio: Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. “Pelo Bairro Novo, estamos realizando saneamento, urbanismo e construção de casas. Pelo Vida Nova, implementamos ações de Educação, Emprego e Assistência Social”.

Outras iniciativas 

Entre as ações planejadas para este ano, estão a inauguração do maior eletroterminal público do país - com capacidade e potência para abastecer até 20 ônibus elétricos; a entrega do Museu da Misericórdia reformado, o Arquivo Público Municipal e a Casa das Histórias de Salvador.

Dando continuidade à política de fomento à economia, será iniciada a segunda fase do programa de microcrédito CredSalvador e haverá o lançamento do Salvador Nova Economia, iniciativa em parceria com universidades e empresas para estimular startups e negócios de base tecnológica.

Publicações relacionadas