O despertar da cultura
Despertar o bom gosto de visitar museus é o desafio proposto pelo Ipac

Despertar o bom gosto de visitar museus é o desafio proposto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), ao oferecer um atraente roteiro, com o objetivo de conquistar mesmo quem tem resistência ao hábito saudável e cívico.
A programação organizada em alcance nacional é um convite para cidadãs e cidadãos darem uma oportunidade a estas moradias do nosso patrimônio, sem o qual não se pode dizer “baiano” ou “brasileiro”.
Para favorecer a visita, para muitos inédita, será oferecido transporte circular gratuito, percorrendo os estabelecimentos sediados no Centro Histórico de Salvador, ponto de partida do passeio.
Em seguida, será a vez de apreciar as exposições, o acervo e a beleza das sedes dos museus de Arte Moderna da Bahia; de Arte da Bahia; e o Palacete das Artes, bons motivos de orgulho da cidadania, dada a imponência das coleções.
Uma das atrações de maior ímã é a abertura da exposição Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições, reunindo 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês naturalizado brasileiro, morto em 2017.
A iniciativa celebra o Dia Internacional dedicado aos guardiões dos tesouros da humanidade, de tamanha importância a ponto de referirem, em sua origem, a residência das nove musas, filhas dos deus grego Zeus com Mnemósine – a memória.
O esforço em aumentar o interesse pelo contato com objetos, peças e documentos relacionados a aspectos da história pode estimular a adesão de brasileiras e brasileiros de todas as idades a fim de entenderem melhor o país e, assim, poderem amá-lo.
O resultado do trabalho tende a servir de alicerce no sentido de defender valores da República e das instituições baluartes da democracia, resultando em desalienação e consequente fortalecimento do perfil do Brasil enquanto nação.
Uma outra didática capaz de unir a consciência das pessoas, em torno da ideia de constituírem um só coletivo, é o apelo para participação na campanha de combate à fome, pois gêneros alimentícios serão recolhidos em todo o trajeto.