Contra o Fortaleza, Vitória busca virada para avançar às oitavas

Leão terá que reverter o placar de 3 a 0, sofrido no jogo de ida

Publicado quinta-feira, 12 de maio de 2022 às 06:10 h | Atualizado em 11/05/2022, 23:56 | Autor: Luiz Teles
Fabiano Soares deve manter estratégia ofensiva de jogo contra o Fortaleza
Fabiano Soares deve manter estratégia ofensiva de jogo contra o Fortaleza -

A missão é mesmo quase impossível, mas é confiando nas obras do acaso produzidas pelo futebol que o Vitória tenta nesta quinta-feira, 12, às 19h, no Barradão, uma virada histórica contra o Fortaleza, que venceu o duelo de ida pela 3ª fase da Copa do Brasil por 3 a 0, no Castelão.

>>Leia mais notícias sobre o Vitória

Não bastasse o placar adverso, o contexto do jogo é complicado para o Leão, que está na zona de rebaixamento para a Série D, enquanto o adversário, apesar de ocupar a lanterna da Série A, disputa a Libertadores e tem, inegavelmente, um time mais forte no papel e em campo.

Em 34 edições da Copa do Brasil, apenas em seis confrontos uma equipe conseguiu reverter uma vantagem de três gols obtida no duelo de ida (veja a tabela ao lado). Nesse quesito, um ponto que é positivo para o Vitória é que os gols fora de casa não mais servem como critério de desempate, e assim, qualquer triunfo por três tentos sobre o Fortaleza levam a disputa automaticamente para os pênaltis. Contudo, o Vitória ainda não marcou três gols no mesmo jogo em 2022.

Apesar da dificuldade da missão, os jogadores do Vitória acreditam numa virada. “Sabemos que vamos enfrentar uma equipe muito qualificada, mas também sabemos que, dentro da nossa arena, junto à nossa torcida, podemos reverter esse placar. É um confronto difícil e sabemos da vantagem que o Fortaleza tem. São 90 minutos e onze contra onze e sabemos da nossa qualidade. Vamos dar o máximo a cada momento, a cada minuto, e com fé em Deus vamos reverter”, disse o volante Léo Gomes, que acredita que o Rubro-Negro tem evoluído desde a chegada do técnico Fabiano Soares. “O time está mais intenso. Estamos fazendo mais jogadas de infiltração. Acho que isso está nítido para a gente e para o torcedor. O grupo vem em uma evolução”, avaliou.

Força máxima x time misto

O técnico Fabiano Soares vai com força máxima para a partida, mas não poderá contar com seus dois laterais-esquerdos, uma vez que Guilherme Lazaroni e Sanchez já disputaram a atual edição da Copa do Brasil por outras equipes.´Assim, ele deve lançar o jovem ala Dijalma, de apenas 18 anos.

Soares pode ainda improvisar o zagueiro Mateus Moraes ou repetir o deslocamento do ala-direito Iury, que atuou na função no confronto de ida (e não foi bem). Além de Dijalma, o treinador convocou também o zagueiro Carlos e o meia Tenório para a partida, mas que devem ficar como opções no banco de reservas.

Já o Fortaleza, aproveitando a vantagem e olhando para  longa maratona de jogos que tem pela frente no Brasileirão e Libertadores, deve mesmo poupar boa parte de seus titulares. O técnico Juan Pablo Vojvoda quer focar as forças do time no Campeonato Brasileiro, pois joga no próximo domingo, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, tentando sair da última posição na tabela. 

FICHA TÉCNICA:

Vitória x Fortaleza - Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Local: Estádio do Barradão, às 19h, em Salvador (BA)

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli Silva (MG) 

Assistentes:  Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos de MG)

Vitória - Lucas Arcanjo; Iury, Mateus Moraes, Marco Antonio e Dijalma; João Pedro, Léo Gomes e Gabriel Santiago; Jefferson Renan, Alisson Santos e Tréllez. Técnico: Fabiano Soares 

Fortaleza - Marcelo Boeck; Landázuri, Ceballos e Titi; Ronald, Hércules, Romarinho, Matheus Vargas e Juninho Capixaba, Robson e Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda 

Publicações relacionadas