Aline Rocha é 1ª campeã do Brasil no Mundial de esqui cross-country
Prata nos Jogos de Tóquio, Cristian Ribera subiu ao pódio com bronze

A paranaense Aline Rocha conquistou o ouro inédito para o Brasil na prova rápida (sprint) no Mundial de esqui cross-country, em Ostersund, na Suécia. Nesta terça-feira, 24, a atleta – que já havia conquistado um bronze no domingo, 22 – fez o melhor tempo (3min10s38) ao completar a distância de 1 km, deixando para trás a norte-americana Kendall Gretsch (3min11s67) e a alemã Anja Wicker (3min13s35).
Quem também subiu ao pódio foi o rondoniense Cristian Ribera, vice-campeão mundial paralímpico, terceiro colocado na disputa masculina do sprint de 1 km. Ele levou o bronze com o tempo ao terminar o trajeto em 2min45s34. O vencedor da prova foi o cazaque Khamitov ((2min44s23), e a prata ficou com o ucraniano Taras Rad (2min45s07).
O Brasil contou ainda com esquiadora Elena Souza, de 19 anos - estreante em competições internacionais – na disputa feminina do sprint. Ela encerrou a participação em nono lugar na classificatória.
No masculino, outros dois brasileiros não passaram da classificatória: Guilherme Rocha terminou em 14º lugar, e Wesley Vinícius dos Santos na 18ª posição.
As disputas seguem até 29 de janeiro, com transmissão online ao vivo, através do Facebook, na conta da Federação Internacional de Ski (ISF).