A Bahia completa nesta quinta-feira, 19, dois anos de vacinação contra Covid-19. Iniciada em 19 de janeiro de 2021, o estado tem 11,7 milhões de vacinados com a primeira dose, que representam 92,01% dos aptos. A imunização foi iniciada com uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena, imunizados com a CoronaVac.
Graças à vacinação, as mortes por Covid-19 apresentaram significativa redução. Em 2020 foram registradas 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%.
Secretária da Saúde da Bahia (Sesab), Roberta Santana aponta que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado.
“Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas”, afirma.
Ela conta ainda que não há dúvidas sobre a eficácia da vacinação. "Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa.
Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, ressalta que a queda progressiva de óbitos teve segmento mesmo diante das novas subvariantes mais transmissíveis, como a Ômicron, garantindo o índice de segundo estado com menor mortalidade do país.