Independência e autonomia: quando o idoso precisa de ajuda | A TARDE
Atarde > colunistas > De Olho na Saúde

Independência e autonomia: quando o idoso precisa de ajuda

“Na geriatria há trabalhos preventivos para que o idoso recupere sua autonomia”

Publicado domingo, 25 de dezembro de 2022 às 07:00 h | Autor: Elane Varjão | Jornalista | deolhonasaude@grupoatarde.com.br
Lílian Carvalho, médica geriatra
Lílian Carvalho, médica geriatra -

Estudos atestam que a população brasileira está mais longeva. Mas é bom atentar que, com o avançar da idade, os idosos vão perdendo suas funções laborativas, cognitivas e locomotoras. O envelhecimento traz essa condição e os familiares precisam ajudar nesse processo transitório da vida.

A médica geriatra Lílian Carvalho afirma que no Brasil não existe a cultura e a tradição de deixar os idosos ativos por mais tempo. “Como muitas vezes não há um planejamento para a aposentadoria, muitos idosos acabam ficando ociosos no lar”, afirma. Sem fazer atividade física, eles trocam a massa muscular por gordura, e ficam com mais dificuldade de se locomover dentro do seu ambiente, segundo a médica. “No aspecto cognitivo também há um prejuízo por conta do uso demasiado de celulares e tablets que diminuem a interação social”, acrescenta Lilian.

Com o decorrer do tempo, os idosos têm perda da capacidade física e cognitiva, o que resulta nas dificuldades de tomar decisões e de fazer discernimento correto do que é certo e errado.

Os idosos devem ser periodicamente avaliados e que as intervenções com profissionais especializados propiciem maior independência e qualidade de vida. “Na geriatria há trabalhos preventivos para que o idoso recupere sua autonomia”, conclui Lilian.

Desafios para a saúde

A lista de emergências na saúde que o novo governo terá pela frente é grande. Diminuir longas filas para consultas, garantir a distribuição de medicamentos e acelerar cirurgias eletivas estão entre as prioridades. Mas é bom lembrar que melhoria na saúde passa pelo combate à pobreza, à fome, e na melhoria da educação e elevação dos níveis de saneamento.

Mulheres no comando na Saúde

As novas gestões dos governos Estadual e Federal terão mulheres no comando das respectivas pastas da Saúde. Na Bahia, a atual chefe de gabinete da Sesab vai assumir o cargo de secretária no lugar de Adélia Pinheiro, que vai estar à frente da Secretaria de Educação. Já no Governo Lula, a atual presidente da FioCruz, Nisia Trindade, vai estar à frente do Ministério da Saúde a partir de 2023.

Atenção à China

O mundo está em alerta diante da nova onda de Covid-19 na China, que causa superlotação de hospitais e mortes. Quando o ainda desconhecido vírus surgiu na cidade de Wuhan, o que parecia distante de países como o Brasil, em poucos meses, se alastrou e o resultado catastrófico. Os cuidados de conhecimento público e a vacinação ainda são as armas que temos contra a Covid.

Atendimento especializado no SUS

O SUS é responsável por uma rede de atenção que garante serviços essenciais para crianças de 0 a 14 anos, com Síndrome de Down. O diagnóstico precoce, a garantia de acesso aos serviços especializados, a assistência multiprofissional são requisitos preconizados pela Política Nacional da Pessoa com Deficiência e diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) do Ministério da Saúde.

Vitória para enfermeiros

O Plenário do Senado aprovou a PEC que viabiliza o pagamento do piso da enfermagem (PEC 42/2022). “Esperamos que o STF derrube a suspensão do nosso piso o quanto antes”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

Dezembro laranja

“Não espere até sentir na pele”: esta é a mensagem da campanha do Dezembro Laranja 2022 da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O INCA registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele.

Hortoterapia

‘Cultivando Alegria’, obra da autora Maria Failla, fala sobre hortoterapia, ato de cultivar um jardim ou uma horta e está associado ao controle do estresse, ansiedade e até depressão.

Sala de Situação

A Prefeitura de Salvador implantou a Sala de Situação, um importante equipamento central de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços do setor no município.

Publicações relacionadas