Hospital Português traz inovações para a Urologia baiana | A TARDE
Atarde > colunistas > De Olho na Saúde

Hospital Português traz inovações para a Urologia baiana

Curso “Salvador Sem Sonda”, nos dias 8 e 9 de maio, visa demostrar o uso desse laser inovador nas cirurgias

Publicado domingo, 30 de abril de 2023 às 11:13 h | Atualizado em 30/04/2023, 11:17 | Autor: Elane Varjão | Jornalista | deolhonasaude@grupoatarde.com.br
Cirurgiões  urológicos, Maurício Fucs e Paulo Furtado
Cirurgiões urológicos, Maurício Fucs e Paulo Furtado -

Com a finalidade de mostrar à comunidade médica baiana os benefícios do método Thulium Laser Enucleation (ThuLEP), considerado o mais avançado tratamento para o crescimento benigno da próstata, os cirurgiões do Centro de Urologia do Hospital Português (HP), Maurício Fucs e Paulo Furtado, irão receber o médico paranaense Thiago Hota, para coordenarem pela primeira vez na capital baiana o curso “Salvador Sem Sonda”, nos dias 8 e 9 de maio. 

O convidado é um dos pioneiros  no uso do método no Brasil. Durante o curso, os especialistas irão demonstrar para a comunidade médica os avanços nos procedimentos de enucleação prostática a laser com o equipamento Thulium Fiber Laser, disponível no parque tecnológico do Hospital Português. 

A hiperplasia prostática benigna afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos de idade e pode inclusive provocar retenção urinária em situações mais graves, sendo necessário o uso de sonda uma na bexiga nesses casos. O uso do método ThuLEP evita a principal complicação da cirurgia convencional da próstata, que é o sangramento. Além disso, permite a retirada da sonda na bexiga já no primeiro dia  pós-operatório e alta hospitalar logo após a retirada da sonda. Esse método tem eficácia muito superior ao método convencional e já é considerado o padrão-ouro para o tratamento da cirurgia prostática. 

Com a inovação, o HP proporciona aos pacientes e cirurgiões urológicos uma alternativa terapêutica menos invasiva, moderna e mais segura, através de intervenções sem cortes abdominais e livres de sangramentos; menor tempo cirúrgico; alta hospitalar em até 24 horas; recuperação mais rápida; retirada da sonda no primeiro dia após a cirurgia; baixo risco de reaparecimento dos sintomas e possibilidade de tratar próstatas de qualquer tamanho. 

Pílulas:

Cartel, não!

O Sindimed  se manifestou no seu site sobre relatos de médicos indignados com a postura da Rede D’Or, que vem rescindindo contratos CLT com a promessa de contratação PJ, sendo que muitas não se cumprem. Denúncias recebidas por esta coluna dão conta também da coação de executivos da rede, composta pelos hospitais Aliança, São Rafael e Cardiopulmonar, para impedir que os profissionais atuem na concorrência. A ABM informou que não há denúncias

de médicos sobre a questão. De qualquer forma, vale sempre lembrar: a medicina não pode ser um cartel.

Vai doer no bolso

Usuários de planos de saúde devem se preparar para a divulgação do índice de reajuste dos planos individuais e familiares que deve ocorrer em maio. De acordo com Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde médicos e hospitalares fecharam 2022 com um prejuízo operacional de R$ 11,5 bilhões. Entre os fatores que impactam esses resultados o fim da limitação de consultas e sessões com fonoaudiólogos e psicólogos; o aumento do preço de insumos médicos; a obrigatoriedade de oferta de tratamentos cada vez mais caros; a ocorrência de fraudes;e a judicialização, entre outros.

Vitória dos Enfermeiros

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (26), por unanimidade, o projeto do governo que abre crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões para a implementação do piso salarial da enfermagem. Agora o PLN  Nº 5 segue para sanção presidencial. Um reconhecimento justo para uma categoria importante que vem sofrendo com baixos salários. Os enfermeiros fazem uma ponte muito importante entre o médico e o paciente, e mostraram, principalmente durante o período da pandemia, o grande valor do seu trabalho.

Destaque

Reconhecimento internacional

O médico baiano, Victor Lisboa, hematologista da equipe do NOB Oncoclínicas, é o único brasileiro a integrar o Conselho Executivo Internacional da NCODA, com sede nos EUA. A organização sem fins lucrativos é reconhecida globalmente por sua atuação na área oncológica.

Novo Serviço

 Com uma abordagem inovadora para tratar a endometriose de uma forma integral, o Itaigara Memorial lançou a Academia Multidisciplinar de Endometriose (AME). O novo serviço é liderado pelos cirurgiões Emilly Serapião e Leonardo Landim, ambos com experiência no tratamento da doença.

 Método Re-Programe

Muito além de um método de emagrecimento, o Re-programe possui foco na saúde integral do paciente, além de uma reprogramação que traz mudanças significativas em todas as esferas da vida. Criado pela fisioterapeuta Lidiane Angelim, da Clínica Nutriderm, vem dando excelentes resultados aos pacientes.

Publicações relacionadas