Novo Citroën C3 Aircross chega no 2º semestre | A TARDE
Atarde > colunistas > Auto Brasil

Novo Citroën C3 Aircross chega no 2º semestre

Em apresentação no Brasil, Índia e Europa, Stellantis revela SUV de sete lugares que vai concorrer com a Spin

Publicado terça-feira, 02 de maio de 2023 às 22:02 h | Autor: Núbia Cristina
C3 Aircross terá versões de cinco e sete lugares
C3 Aircross terá versões de cinco e sete lugares -

Na semana passada, a Citroën mostrou detalhes do SUV C3 Aircross, em apresentação simultânea no Brasil, Índia e Europa. O modelo, que entre outros atributos tem capacidade para levar até sete pessoas, além de um porta-malas com até 489 litros de volume (pelo padrão VDA), chega ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano.  

A segunda geração do C3 Aircross será montada na plataforma CMP, a mesma do C3, modelo que lhe empresta algumas características. A Citroën não revelou as versões, preços e motorizações do novo modelo. Mas revistas especializadas, a exemplo de Quatro Rodas e Autoesporte, sustentam que o modelo será equipado com o conhecido motor 1.0 turbo, que já equipa o Fiat Pulse e Fastback, garantindo 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático do tipo CVT. Outra opção de motorização seria o motor 1.6 aspirado de 120 cv acoplado a uma caixa de seis marchas.

As imagens deixam claro que o design do C3 Aircross tem muito do seu ‘irmão’ menor, o C3, mas há ainda semelhanças com o C5 Aircross. Do C3, o modelo revelado herdou o formato da carroceria, moldura dos vidros, pintura bitom e airbumps (molduras plásticas nas laterais). No entanto, a maior diferença está no formato da grade, que se funde com os faróis de LED. Na traseira, o formato das lanternas é parecido, mas há uma moldura na cor preta que percorre toda a tampa do porta-malas e une o conjunto óptico.

No evento global, a Citroën se limitou a revelar que o C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento (34 cm a mais que o C3), 2,67 m de entre-eixos e 1,8 m de largura. Virá equipado com central multimídia de 10" com Apple CarPlay e Android Auto.

“Estamos muito animados com a revelação do Novo SUV Citroën C3 Aircross. Ele foi projetado com e para os nossos consumidores, que buscam um SUV compacto sob medida para a sua família, acessível e capaz de unir força, design marcante e tecnologia, com espaço para até sete pessoas. Ele carrega todo o nosso conhecimento e respeito aos clientes da região, beneficiando-se de nossa estrutura local - um diferencial único que nos permite desenvolver produtos especiais e inovadores”, afirma o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa.

O novo modelo terá versões de cinco e de sete lugares, o que significa que vai rivalizar diretamente com a Chevrolet Spin, modelo de sete lugares com preço mais competitivo. Outros concorrentes são os SUVs compactos Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.

A nova geração do C3 Aircross não será comercializada apenas no Brasil e na Índia, mas também na Europa com adaptações. Outro detalhe é que o SUV já está devidamente preparado para receber uma versão eletrificada no futuro, de acordo com os executivos da marca.

Publicações relacionadas