Atarde > Bahia

Profissionais de enfermagem são homenageados com Prêmio Anna Nery

Honraria é destinada a trabalhadores que atuam pelo desenvolvimento da profissão

Publicado quinta-feira, 24 de novembro de 2022 às 12:23 h | Autor: Da Redação
Cerca de 60 profissionais foram agraciados com a honraria
Cerca de 60 profissionais foram agraciados com a honraria -

Cerca de 60 trabalhadores da Enfermagem foram homenageados nesta quarta-feira, 23, com o Prêmio Anna Nery, considerada a maior honraria profissional da categoria. A premiação, concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), aconteceu na cidade de Cachoeira, terra natal de Anna Nery, pioneira da Enfermagem brasileira, e é destinada  aos profissionais que trabalham pelo desenvolvimento da profissão.

A cerimônia contou com a presença de conselheiros federais e regionais, de presidentes de conselhos, profissionais, estudantes e políticos. A presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, destacou a importância de reconhecer e valorizar o protagonismo da enfermagem.

“Com esta premiação, inédita em nosso estado, desejamos estimular o exercício exemplar em todos os âmbitos, além de trazer empoderamento e mais força para nossa categoria. A nossa profissão vendo sendo a mais importante no combate à Covid-19, que infelizmente está voltando a crescer em números de casos. Somos mais de 157 mil profissionais em toda a Bahia, atuando na linha de frente e cuidando da saúde de toda a população”, frisou.

Já a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, afirmou que o prêmio é uma “forma justa” de mostrar que a Enfermagem é feita de coragem. 

“Reunimos em uma noite de congraçamento grandes nomes que representam a luta contínua da categoria. Nada é mais simbólico do que estarmos na terra natal da nossa pioneira, entregando uma honraria que leva seu nome”. 

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, falou sobre a representatividade da premiação ocorrer na terra natal da pioneira da enfermagem e congratulou os profissionais “desta nobre profissão de salvar vidas e exercitar o amor puro, desinteressado e incondicional”.

Uma das profissionais premiadas, a técnica de enfermagem Maria do Socorro Costa, de Bom Jesus da Lapa, revelou a emoção de receber a premiação. "Esse é um momento ímpar na minha vida. É de uma importância muito grande. Aproveito a oportunidade para agradecer a coordenadora da Maternidade Municipal Carmela Dutra, Sorene Vidal, que fez a indicação do meu nome para receber este prêmio", disse.

Publicações relacionadas