Yalorixá Agbá Do Ti Ossain completa 58 anos de santo no sábado

Ela atualmente é a líder espiritual do Terreiro Ilê Axé Ewe, em Cajazeiras

Publicado sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 18:22 h | Atualizado em 20/05/2022, 18:22 | Autor: Da Redação
Nascida Cleonice Dias da Paixão, a yalorixá foi iniciada ainda jovem, aos 16 anos
Nascida Cleonice Dias da Paixão, a yalorixá foi iniciada ainda jovem, aos 16 anos -

A líder espiritual do Terreiro Ilê Axé Ewe, Agbá Do Ti Ossain, completa neste sábado, 21, 58 anos de iniciada no Candomblé. As comemorações acontecerão neste sábado a partir das 17h no centro localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Nascida Cleonice Dias da Paixão, a yalorixá foi iniciada ainda jovem, quando tinha apenas 16 anos de idade. Passou por todas as fases de formação começando com abiã, yaô, ebomi até chegar ao cargo de yalorixá.

Para ela, que dedicou toda a sua vida ao Candomblé, comemorar esta data representa “uma vitória por uma trajetória de lutas e resistências em defesa das religiões de matriz africana”.

Originalmente ela é filha do Terreiro Oxumarê, uma das maiores casas de candomblé do Brasil, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ela é irmã de santo do Babalorixá Sivanilton Encarnação da Mata, o Baba Pece de Oxumarê.

“Quando fui iniciada muita coisa era desconhecida da grande população e a própria prática do Candomblé não era aceita pela sociedade”, explicou. 

Após a iniciação dela na religião, a sacerdotisa passou a dedicar toda a vida a essa atividade e se empenhou até alcançar este patamar de líder do próprio Terreiro.

Marcos Rezende, Ogan de Ewá da Casa de Oxumarê e Ojuoba do terreiro, disse que o momento deve ser celebrado devido à contribuição de quase seis décadas da Agba Dó de Ossain a religião de matriz africana. 

"Essa senhora é uma sumidade para o candomblé brasileiro, uma das lideranças históricas, sobretudo pelo seu Orixá, Ossain, o Deus das folhas, da cura, responsável pelo poder e segredo das folhas de todos os orixás", afirmou.

Publicações relacionadas