Atarde > Autos

Por que elas preferem picapes

Mulheres apaixonadas por trilhas fora de estrada escolhem picapes para lazer, trabalho e aventuras

Publicado quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022 às 06:01 h | Autor: Núbia Cristina

A bióloga Luciana Bacaicoa começou a dirigir picapes há 12 anos, quando conheceu o marido. “Ele tinha uma Toyota Hilux  e achava que eu não saberia dirigir aquele carrão. Ledo engano, não só soube, como de lá pra cá todos os meus carros foram picapes”, conta. 

São muitas aventuras na bagagem, desde a estréia no universo dos carros de grande porte. “A Hilux eu achava carro de ‘tiozão’ na época, foi então que optei pela L200 Triton, que tinha um design mais moderno. Nesses últimos 12 anos estou partindo para minha quarta Triton”, diz.

Até o mês passado, a companheira de experiências off road de Luciana era uma L200 Triton Savana 2016, azul, batizada de Smurf, que esteve com ela por anos. “Mas, infelizmente, sucumbiu às águas das enchentes na Chapada Diamantina. Não resistiu e houve perda total. É bem difícil acreditar nessa perda, porém, uma nova Savana está sendo providenciada para substituir o Smurf”, avisa Luciana.

“Smurf e eu temos um vasto curriculum de trilhas, expedições e rallys juntos. Entre eles destaco o Rally do Sertões, em 2016, 2017, 2018, 2019, 2021 e já estou inscrita para 2022, que será do Oiapoque ao Chuí”, conta.  Foram quase 150 mil km muito bem rodados. 

As aventuras incluem expedição para a Transamazônica de Triton (2013, 2015 e 2016), para a Serra do Sol, na Venezuela (2015), Lençóis Maranhenses (2016) etc. “Fiz duas viagens para conhecer as belezas do Sul do país. Jalapão (parque estadual do Jalapão, no Tocantins) fui sete vezes já. A cada aventura retorno cheia de histórias e experiências, e a melhor delas é poder conhecer um pouco mais das pessoas e da cultura do nosso país, isso é enriquecedor demais”, pontua.

A professora Lorena Chaves Macedo começou a dirigir picapes em 2015, uma Pajero Dakar. Atualmente, tem uma Mitsubishi Triton 2015.  Ela faz trilhas e expedições, usando o carro para lazer e viagens, e vive muitas aventuras a bordo. “Sempre vou com minha família para lugares turísticos, praias, cachoeiras e locais com muita lama”, conta. Entre as mais emblemáticas está a Trilha da Coruja. “Foi em 2020, uma trilha noturna, paisagem maravilhosa, com direito a uma lua bonita, muitos atoleiros e um final com feijoada na praia do emissário”.

Lorena tem três filhos. “Passeios off road e trilhas fazem um bem enorme a mim, a minha família e aos amigos. Acho que outras mulheres deveriam experimentar a adrenalina das picapes”, sugere. A pedagoga nunca ouviu qualquer comentário machista sobre sua performance ao volante. “Sempre recebo incentivo dos grupos que participo, sem falar que tenho Lu, do Smurf, como uma pilota referência”.

Por sua vez, Luciana já passou por situações chatas, no início da vida off road. “Vira e mexe tem piadinha. Um comentário que me marcou foi o de um frentista que parecia incrédulo quando me perguntou se o carro era meu e eu disse que sim. Perguntou se eu não tinha medo de dirigir um carro grande. Mal sabe ele que estaciono com muito mais facilidade uma picape do que um carro pequeno”, lembra.

“Fora isso, nas competições, trilhas, expedições, tenho ouvido mais palavras de elogio e incentivo do que piadinhas, talvez pela experiência adquirida. Mas o início da minha vida off roader não foi bem assim. Até entenderem que eu era uma mulher que gostava de lama e de dirigir, demorou um pouquinho”, afirma.

Lorena: adepta das trilhas em família
Lorena: adepta das trilhas em família |  Foto: Divulgação | Acervo pessoal
 

Recado

“O recado que eu sempre gosto de dar para as mulheres é que não tenham medo de ‘carrão’. Picapes são confortáveis e seguras e não tem mistério para pilotar, basta experimentar, tenho certeza que será difícil voltar a dirigir carros menores”.  Luciana atua como bióloga e usa picape para trabalhos de campo, para carregar objetos ou materiais pesados ou volumosos. 

“É meu carro do dia a dia, ou seja, uso para ir ao mercado, a uma consulta, no shopping etc. Ela prefere picapes grandes que entregam bom desempenho, tecnologia, segurança, conforto, espaço, capacidade de carga e beleza. Ela tem um blog onde conta suas aventuras e costuma criar diários de bordo no Instagram (@lubacaicoa). Se tornou youtuber e criou a webserie “Chapadas na Chapada” e mostra no Youtube  alguns personagens e locais pouco conhecidos da Chapada Diamantina/BA.

Chevrolet S10 Z71 está pronta para a aventura

À primeira vista, se percebe o toque marcante de esportividade e o apelo para aventura da Chevrolet S10 Z71. A Tarde Autos avaliou a picape S10 turbinada com itens funcionais para trilhas fora-de-estrada. A versão avaliada tem preço público sugerido de R$ 274.800,00. Mas vale pontuar que ela cumpre bem o papel de carro do dia-a-dia urbano (bom para trabalhar, fazer supermercado, ir ao shopping etc) e dá conta do recado em viagens no asfalto, na terra ou na areia. 

O motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque é um dos melhores da categoria, com potência igual ao da Ford Ranger Storm e superior aos 190 cv da Nissan Frontier Attack. Conta, ainda, com o exclusivo sistema CPA, que reduz os níveis de ruído e vibração. O barulho do motor é bom de ouvir. A S10 Z71 apresenta os mesmos números de performance no asfalto: 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e consumo de combustível de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada, de acordo com o padrão do Inmetro.

A S10 Z71 vem equipada com seletor eletrônico para ativação da tração 4x4 e da reduzida, além de controle de velocidade para descidas íngremes. Acionado por um botão no painel, o sistema é útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência. Essa versão aventureira tem mais de 20 itens de personalização. Alguns equipamentos foram desenvolvidos para a Z71: o santoantônio e os estribos em formato tubular, as molduras de proteção dos paralamas e os pneus “All-Terrain”, para melhor performance em pisos de baixa aderência.

S10 Z71 tem pacote de itens para trilhas off road
S10 Z71 tem pacote de itens para trilhas off road |  Foto: Divulgação
 

Chama atenção

A picape Z71 chama atenção por onde passa, pela beleza e imponência, e o consumidor tem quatro opções de cores para a carroceria (Branco Summit, Prata Switchblade, Azul Eclipse e Cinza Topazio). Com a nova versão, a S10 Turbo Diesel de cabine dupla passa a ser comercializada em cinco níveis de acabamento (LS, LT, Z71, LTZ e High Country). É equipada com seis airbags, câmera de ré de alta definição, direção com assistência elétrica inteligente e conectividade do MyLink com Android Auto e Apple Car Play. 

O conforto, espaço e a conectividade estão aprovados para viagens em grupo. O conjunto agradou a todas as gerações da minha família. Meus filhos adolescentes aprovaram a tecnologia embarcada, a qualidade do som a bordo e o conforto, eu também.

Publicações relacionadas